O que significa CMC7?
O CMC7 é um padrão de identificação automática de cheques criado e amplamente utilizado na Europa e também adotado por outros países, incluindo o Brasil. O cmc7 cheque é impresso com tinta especial confeccionada com óxido de ferro que pode ser magnetizado e “lido” por uma cabeça magnética em um processo semelhante aos antigos gravadores de fitas cassete.
O CMC7 significa Caracteres Magnéticos Codificados em Sete Barras. Além do CMC7, existem outros padrões de identificação automática de cheques como o E13B (utilizado nos Estados Unidos) e o OCR. O cmc7 cheque representa números de 0 a 9 e letras de A a Z, além de alguns caracteres especiais como “›” (maior), “‹” (menor) e “:” (dois pontos).
O Banco Central do Brasil é a entidade responsável por estabelecer o layout do cheque. A chamada banda magnética do CMC7 contém as seguintes informações:
- Número da câmara de compensação
- Número do banco
- Número da agência
- Número da conta corrente
- Número do cheque
CMC7 não é Código de Barras!
O CMC-7 utilizado no cheque não é um padrão de código de barras, o primeiro é um processo de leitura de material magnético enquanto que o segundo é um processo de decodificação ótica. Portanto, ao adquirir uma leitora, certifique-se de que esteja comprando uma leitora de cmc7 cheque, e não uma leitora que leia somente código de barras (CCDs, lasers, laser omnidirecionais, canetas ópticas, etc).